NOVO CURSO!
Curso Técnico em Conservação e Restauração
O curso técnico visa instrumentalizar o aluno para o estudo e a pesquisa em conservação e restauração de obras de arte e/ou objetos artísticos, para a obtenção de habilidades específicas técnicas bem como conhecimentos teóricos para a realização de trabalhos nas áreas de conservação e restauração no âmbito específico do patrimômio cultural relativo à Obras de Arte de forma responsável e ética ,seguindo as diretizes e resoluções as cartas e conselhos internacionais e nacionais.
INÍCIO: 2023
CARGA HORÁRIA:1200 Aulas
I. Definição do Conservador-Restaurador
O Conservador-restaurador é um profissional que tem a formação, o conhecimento, a habilidade, experiência e conhecimento para atuar com o objetivo de preservar o patrimônio cultural para o futuro, e de acordo com as considerações abaixo descritas. O papel fundamental do conservador- restaurador é a preservação do patrimônio cultural para o benefício das presentes e futuras gerações. O Conservador- restaurador contribui para a percepção, apreciação e compreensão do patrimônio cultural em relação ao seu contexto ambiental, significado e às suas propriedades físicas. O Conservador-restaurador responsabiliza-se a realizar um plano estratégico; de exame de diagnóstico; elaboração de planos de conservação e propostas de tratamento; conservação preventiva; tratamentos de conservação e restauro e documentação de observações e intervenções.
• Exame de diagnóstico consiste na identificação, na determinação da composição e na avaliação da condição do patrimônio cultural; a identificação, a natureza e a extensão das alterações; a avaliação das causas da deterioração e a determinação do tipo e extensão do tratamento necessário. Incluindo o estudo da informação relevante existente.
• Conservação Preventiva consiste na ação indireta para retardar a deterioração e prevenir danos, criando as condições ideais para a preservação do patrimônio cultural, e tanto quanto é compatível com o seu uso social. Conservação preventiva engloba também a correta manutenção, transporte, uso, armazenagem e exposição. Também pode envolver questões de produção de fax, de forma a preservar o original.
• Conservação consiste principalmente na ação direta no patrimônio cultural, com o objetivo de estabilizar e abrandar a deterioração.
• O restauro consiste na ação direta no patrimônio cultural danificado ou deteriorado com o objetivo de facilitar a sua percepção, apreciação e compreensão, respeitando, na medida do possível, a sua estética, história e propriedades físicas.
• Documentação consiste no registro pictórico e escrito de todos os procedimentos realizados, e as razões por trás deles. Deve ser apresentada uma cópia do relatório ao proprietário ou responsável do Patrimônio cultural e deve permanecer acessível. Quaisquer outras exigências para acondicionamento, manutenção, exposição ou acesso a bens culturais devem ser especificados no presente documento. O registro é da propriedade intelectual do Conservador- restaurador e deverá ser mantido para referência futura.
. ORGANIZAÇÃO CURRÍCULAR DO CURSO
O curso foi estruturado em módulos, cada módulo curricular básico sem terminalidade e sem certificação profissional foi constituído para o melhor aproveitamento aos módulos subsequentes da habilitação com o aprofundamento e complexidade dos conteúdos programáticos, levando o aluno gradativamente à aquisição das competências básicas e específicas da área, até a conclusão do curso.
Competências Específicas
Química Aplicada à conservação e restauro
- Conceitos fundamentais de química e introdução à química orgânica;
- métodos analíticos de investigação de obras de arte;
- identificação química de materiais utilizados em arte sacra:
madeiras, têxteis, cerâmicas, pedras e outros;
- processos de degradação química e física;
- agentes físicos- químicos que causam agressões às obras de arte
sacra;
- identificar, através de estudos químicos e físicos, os problemas de
deterioração causados na obra de arte a ser restaurada;
- reconhecer, intervir e orientar a intervenção a e prevenção com
relação aos fatores ambientais de degradação, como umidade,
temperatura, luz, poluentes e agentes biológicos;
- os processos de degradação química e os problemas de deterioração
causados através dos estudos químicos e físicos em madeira e outros
materiais utilizados nas obras de arte sacra.
Tratamentos preventivos e corretivos possíveis:
- Produtos químicos, Congelamento, Atmosfera modificada,
radiação ionizante;
- introdução aos solventes e solubilidade;
- toxicidade de materiais utilizados na restauração e
- segurança de trabalho com substâncias químicas.
Agentes biológicos da deterioração
- Processos de degradação biológica:
- Agentes biológicos que causam agressões às obras de arte e objetos,
a diversidade de organismos biológicos e sua classificação;
- agentes biológicos e seus ciclos responsáveis pela deterioração de bens culturais:
- Microorganismos - fungos, bactérias.
- Insetos - brocas, cupins, traças, baratas.
- Roedores.
- Ataque biológico aos bens culturais criados pelo homem.
- Os fatores responsáveis pela infestação por esses agentes biológicos.
- Danos causados aos suportes de às obras de arte e objetos : madeira, tecido e outros.
Conservação
1. Ciência da Conservação: Conceitos e Fundamentos Gerais
- Interpretar teorias de conservação e restauração e aplicá-las na
prática;
- empreender individualmente e ou coletivamente tarefas e projetos
de preservação, conservação e restauração e atuar com equipes multidisciplinares que lidam diretamente na preservação de bens culturais.
2. Conservação Preventiva:
- instalações museológicas;
- técnicas gerais de conservação;
- técnicas e métodos de organização e catalogação de obras de arte
e objetos;
- técnicas e métodos de acondicionamento, armazenagem e
depósito de obras de arte sacra;
- analisar as técnicas de conservação;
- ações preventivas;
- sistema de segurança (de roubos a catástrofes naturais);
- brigada de incêndio;
- filtros com barreira e tipos de revestimentos do piso e das paredes.
3. Técnicas de expografia:
- cuidados no Transporte e Embalagem de obras de arte sacra;
- técnicas e métodos de exposição e difusão de obras de arte sacra;
- cuidados na manipulação e montagem de exposição de obras de
arte e objetos e ambientação, Iluminação.
Fotografia Aplicada
- Historia técnicas e materiais fotográficos;
- estrutura dos materiais fotográficos processados e suas variações
na história da fotografia;
- história e identificação de negativos em vidro e em base flexível;
- identificação de processos fotográficos;
- fotografia como registro para documentação de restauro e
conservação e documentação fotográfica para elaboração de laudos.
Fundamentos do Restauro/Ética
- Introdução à Restauração (meio período de visita a um atelier de
Restauro):
- Princípios fundamentais da prática e teoria da restauração.
- A História da Restauração.
- Conceitos de Patrimônio Cultural.
- Definição dos conceitos de conservação, restauração e
preservação.
- Equipamentos específicos no ateliê de restauro,
- Outros materiais para restauro,
- Inovações tecnológicas e científicas da área de restauração,
- Normas sobre segurança, higiene do trabalho e prevenção de riscos vinculados ao exercício da profissão.
- Preservação de bens culturais:
- Procedimentos em relação a situações de emergência como incêndio, roubo e inundações,problemas de autenticidade.
- Valorização do significado cultural da obra a ser restaurada,
- Desenvolver formas de preservação e difusão das diversas manifestações.
- Materiais no que concerne ao Restauro:
- Propriedades dos produtos aplicados na conservação e restauração.
- Habilidades e destrezas necessárias para utilizar com precisão os procedimentos e técnicas para realizar os trabalhos de conservação e restauração;
- materiais técnicos adequados aos procedimentos de conservação e restauração;
- Principais compostos orgânicos utilizados na área de conservação/restauração (resinas, adesivos, solventes, vernizes).
2. Análises e documentação de obras para a restauração:
- Identificar uma obra de arte sacra, reconhecendo a tecnologia de construção do objeto, seu contexto histórico e identidade cultural.
- Analisar o estado e as condições de conservação do objeto,
avaliando as causas da deterioração.
- Exames diagnósticos para propor os tratamentos de conservação
e restauro das obras de arte sacra.
- Exame Organoléptico.
- infravermelho, estratigrafia.
- Documentação das observações e diagnóstico sobre a história
material da obra e as causas das possíveis alterações
- Documentação fotográfica para elaboração de laudos;
Elaborar propostas de intervenção após análise técnica da obra de arte sacra.
- Gerenciar a informação através da análise técnica: identificação, cadastramento, levantamento fotográfico, pesquisa histórica e prospecção Identificar o método de fabricação da obra artística a ser restaurada.
1. Ética na Conservação e Restauração de Bens Culturais
- Ética na Restauração
- Respeitar integralmente o objeto de estudo no contexto sócio
cultural em que se encontra, enfatizando os aspectos históricos e
estéticos que este objeto representa para a sociedade.
- Contribuir para a formação de uma consciência social que valorize
o patrimônio cultural e o preserve para as gerações futuras;
- Refletir sobre os valores de ética e cidadania, sobre o significado, a valorização e a identificação do Patrimônio Cultural e sua importância nas relações sociais e no desenvolvimento da humanidade;
- Compreender a atuação ética do profissional desta área, para sua futura atuação no mercado de trabalho;
- Conhecer princípios e valores éticos;
. Conhecer o Código de Ética do profissional descrito abaixo:
CÓDIGO DE ÉTICA
INTRODUÇÃO
CÓDIGO DE ÉTICA DO CONSERVADOR-RESTAURADOR
1. Relação com os bens culturais
2. Pesquisa e documentação
3. Relação com proprietário ou responsável legal
4. Relação com o público
5. Relação com colegas e com a profissão
Restauração de obras de arte CAVALETE
1. Técnicas de restauração de Pintura em suporte bidimensional rígido e flexível (teoria e prática)
Tratamento da camada pictórica de Pintura tradicional:
- Janelas de prospecção
- Corte estratigráfico
- Marcha analítica
- Identificação em obras originais repintadas
- Remoção de repintura
- Limpeza geral mecânica e química.
- Fixação da base e policromia.
- Faceamento
- Reintegração pictórica.
- Reintegração cromática
- Nivelamento de Lacuna e de borda
- Técnicas de restauro de pátinas e vernizes
- Remoção de verniz
- Verniz de saturação
- Verniz de proteção
Restauração de obras de arte PAPEL
Restauração de desenho, pintura, policromia e artes gráficas- teoria e prática.
1. Técnicas de Restauração de papel (teoria e exercícios práticos)
- Tratamento químico de desacidificação de documentos em papel.
- Teoria do refino.
- Tingimento da celulose.
- Cálculo e preparação da receita fibrosa.
- Reconhecimento da máquina obturadora de papel.
2. Técnicas de Restauração de obras de arte sobre papel (teoria e
exercícios práticos)
- Tipos de limpeza.
- Tratamento aquoso: desacidificante e clareante-teoria, química,
reações nos diversos tipos de papéis e pigmentos.
- Métodos de fumigação.
- Reencolagem.
- Consolidação do suporte: parcial e total- métodos e técnicas.
- Reconstituição do suporte: métodos e técnicas.
- Reconstituição pictórica: teoria, questões, éticas, métodos e
técnicas
- Adesivos e colas artísticas sobre papel.
História da Arte Sacra/ Iconografia
I - A arte como manifestação do Sagrado e como expressão religiosa:
- Definições dos conceitos de sagrado, profano e prosaico.
- Definições dos conceitos de arte sacra e das relações entre arte e religião.
- Definições dos conceitos de religião, mitologia, lenda e tradição.
- Crenças e visões de mundo religiosas.
- Introdução ao estudo das ciências da religião
II - Introdução a historia da Arte sacra geral:
Conhecer as técnicas de avaliação de obras de arte; como, por exemplo, analisar princípios de unidade, estrutura, fundo, figura entre outros. Treinar a sensibilidade estética; Estudar a relação entre época, estilo e forma. Incorporar à prática profissional o conhecimento das transformações e rupturas conceituais que historicamente se processaram na área das artes visuais concernentes às manifestações de arte sacra, com ênfase no estudo da arte sacra brasileira.
- Conhecer a origem e evolução das principais manifestações artísticas ao longo das diferentes etapas históricas no Ocidente: Do Neolítico à Idade Contemporânea no que diz respeito à arte sacra.
- Identificar as características dos diversos gêneros de produção artística na arte sacra.
- Estudo dos materiais artísticos de obras de arte sacra no decorrer da História;
- Identificação dos materiais utilizados nas obras de arte sacra;
- Identificação dos elementos constitutivos das obras de arte sacra em geral;
- Identificação da natureza e estrutura dos materiais artísticos;
III- Historia da Arte Sacra Brasileira:
Conhecer e valorizar o patrimônio histórico, artístico e cultural brasileiro, especialmente os relacionados à Arte Sacra com a finalidade de intervir na sua conservação e restauração;
Analisar os estilos da pintura, escultura e outros materiais empregados em obras de arte sacra;
- O papel das Ordens religiosas no desenvolvimento da arte colonial Brasileira: Beneditinos, Carmelitas e Franciscanos.
- As Missões Jesuítas no sul do país.
- Os estilos artísticos no Brasil Colonial: Maneirismo, Barroco, Rococó e Neoclassicismo
- As escolas- oficinas e seus mestres.
- Estudo das relações das manifestações artísticas sacras nas diferentes regiões do Brasil:
- Pernambuco, Bahia e Maranhão
- O ciclo do ouro: Goiás e Minas Gerais
- Rio de Janeiro e São Paulo
ICONOGRAFIA RELIGIOSA
- Introdução ao tema:
- A Iconografia como técnica auxiliar da História da Arte;
- Definições dos conceitos de iconografia, iconologia, simbologia, estilo e escola artísticos e outros termos relacionados às técnicas de análise de obras de arte;
- Os conflitos históricos entre convenção e liberdade e expressão artística;
- Análise e identificação de elementos iconográficos e símbolos religiosos;
- A contribuição de Cesar Ripa e outros dicionários de simbologia e iconologia para o envolvimento de artistas e artesão às convenções iconográficas.
- Introdução às religiões Greco- Romanas:
- Introdução à religião e mitologia grega
- Introdução à religião e mitologia etrusca e romana
- Evolução das iconografias religiosas gregas
- Iconografia das religiões romanas
- Iconografia das religiões egípcias, principalmente durante o Império Romano
- Iconografia cristã:
- Introdução a história das Igrejas Cristãs
- Herança das iconografias judaica, grega e romana na arte cristã
- Influências iconográficas germânicas e celtas na arte sacra cristã
- Temas mais recorrentes do Antigo Testamento.
- Temas mais recorrentes do Novo Testamento.
- Literatura Apócrifa e lendas medievais
- Temas hagiográficos: destaque para a Legenda Áurea.
- Iconografias mais recorrentes na cristandade
- Iconografia da arte imaginária brasileira
- Introdução à Iconografia das Religiões orientais:
- Introdução às historia das Religiões e Cosmo visões Orientais
- Iconografia das religiões tradicionais chinesas
- Iconografias das religiões tradicionais japonesas
- Iconografias das religiões tradicionais indianas
- Iconografias das religiões do oriente médio: zoroastrismo e islamismo
- Iconografias budistas
Restauração de Obras de Arte - ESCULTURAS
1. ARTE APLICADA DE OBJETOS TRIDIMENSIONAIS - TEORIA E PRÁTICA
- Técnicas de restauração de objetos de madeira sem policromia
(teoria e prática)
- Técnicas de restauração de objetos em barro, cerâmica e
porcelana (teoria e prática)
- Técnicas de restauração de objetos em gesso e estuque (teoria e
prática)
- Técnicas de restauração de objetos em pedra (teoria e prática)
- Técnicas de restauração de objetos em diversos metais utilizados
em obras de arte e objetos de arte aplicada (teoria e prática)
1. Tratamentos do suporte de madeira e outros suportes tridimensionais
utilizados sob policromia
- Técnicas de Enxertos e Reconstituição do suporte.
- Técnicas de Enrijecimento
- Técnicas de Complementação
- Técnicas de Consolidação (orifícios e rachaduras)
- Técnicas de nivelamento
2. Tratamento da camada pictórica de policromia
- Janelas de prospecção
- Corte estratigráfico
- Marcha analítica
- Identificação em obras originais repintadas
- Remoção de repintura
- Limpeza geral mecânica e química.
- Fixação da base e policromia.
- Faceamento
- Reintegração pictórica.
- Reintegração cromática
- Nivelamento de Lacuna e de borda
- Técnicas de restauro de pátinas e vernizes
- Remoção de verniz
- Verniz de saturação
- Verniz de proteção
- Técnicas de restauração de douramento.
Restauração de obras de arte TÊXTIL E MURAL
1- Técnicas de restauração de objetos Têxtil.
2- Técnicas de restauração de Pintura Mural.
Tratamento da camada pictórica de pintura mural:
- Janelas de prospecção
- Corte estratigráfico
- Marcha analítica
- Identificação em obras originais repintadas
- Remoção de repintura
- Limpeza geral mecânica e química.
- Fixação da base e policromia.
- Faceamento
- Reintegração pictórica.
- Reintegração cromática
- Nivelamento de Lacuna e de borda
- Técnicas de restauro de pátinas e vernizes
- Remoção de verniz
- Verniz de saturação
- Verniz de proteção