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NOVO CURSO!

 

Curso Técnico em Conservação e Restauração

 

O curso técnico visa instrumentalizar o aluno para o estudo e a pesquisa em conservação e restauração de obras de arte e/ou objetos artísticos, para a obtenção de habilidades específicas técnicas bem como conhecimentos teóricos para a realização de trabalhos nas áreas de conservação e restauração no âmbito específico do patrimômio cultural relativo à Obras de Arte de forma responsável e ética ,seguindo as diretizes e resoluções as cartas e conselhos internacionais e nacionais.

 

INÍCIO: 2023

CARGA HORÁRIA:1200 Aulas

 

 

I. Definição do Conservador-Restaurador

       O Conservador-restaurador é um profissional que tem a formação, o conhecimento, a habilidade, experiência e conhecimento para atuar com o objetivo    de preservar o patrimônio cultural para o futuro, e de acordo com  as    considerações     abaixo descritas. O papel fundamental do conservador- restaurador é a preservação do patrimônio cultural para o benefício das presentes e futuras gerações. O Conservador- restaurador contribui para a percepção, apreciação e compreensão   do patrimônio cultural em   relação ao seu contexto ambiental, significado e às suas propriedades físicas. O Conservador-restaurador  responsabiliza-se a realizar um plano estratégico; de exame de diagnóstico; elaboração de planos de   conservação     e propostas    de tratamento; conservação preventiva; tratamentos de conservação e restauro e documentação de observações e intervenções.

• Exame de diagnóstico consiste na identificação, na determinação da composição e na avaliação da condição do patrimônio cultural; a identificação, a natureza e a extensão das alterações; a avaliação das causas da deterioração e a determinação do tipo e extensão do tratamento necessário. Incluindo o estudo da informação relevante existente.

• Conservação Preventiva consiste na ação indireta para retardar a deterioração e prevenir danos, criando as condições ideais para a preservação do patrimônio  cultural, e tanto quanto é compatível com o seu uso  social.  Conservação     preventiva engloba também a correta       manutenção, transporte, uso, armazenagem e exposição. Também pode envolver questões de produção de fax, de forma a preservar o original.

• Conservação consiste principalmente na ação direta no patrimônio cultural,         com o objetivo de estabilizar e abrandar a deterioração.

 • O restauro consiste na ação direta no patrimônio cultural danificado ou deteriorado com o objetivo de facilitar a sua percepção, apreciação e compreensão, respeitando, na medida do possível, a sua estética, história e propriedades físicas.

• Documentação consiste no registro pictórico e escrito de todos os procedimentos realizados, e as razões por trás deles. Deve ser apresentada uma cópia do relatório ao proprietário ou responsável do Patrimônio cultural e deve permanecer acessível. Quaisquer outras exigências para acondicionamento, manutenção, exposição ou acesso a bens culturais devem ser especificados no presente documento. O registro é da propriedade intelectual do Conservador- restaurador e deverá ser mantido para referência futura.

.           ORGANIZAÇÃO CURRÍCULAR DO CURSO

O curso foi estruturado em módulos, cada módulo curricular básico sem terminalidade e sem certificação profissional foi constituído para o melhor aproveitamento aos módulos subsequentes da habilitação com o aprofundamento e complexidade dos conteúdos programáticos, levando o aluno gradativamente à aquisição das competências básicas e específicas da área, até a conclusão do curso.

 

                                                

                                               Competências Específicas

 

Química Aplicada à conservação e restauro

  • Conceitos fundamentais de química e introdução à química orgânica;
  • métodos analíticos de investigação de obras de arte;
  • identificação química de materiais utilizados em arte sacra:

         madeiras, têxteis, cerâmicas, pedras e outros;

  • processos de degradação química e física;
  • agentes físicos- químicos que causam agressões às obras de arte

         sacra;

  • identificar, através de estudos químicos e físicos, os problemas de

        deterioração causados na obra de arte a ser restaurada;

  • reconhecer, intervir e orientar a intervenção  a e prevenção com

         relação aos fatores ambientais de degradação, como umidade, 

         temperatura, luz, poluentes e agentes biológicos;

  • os processos de degradação química e os problemas de deterioração   

causados através dos estudos químicos e físicos em madeira e outros  

materiais utilizados nas  obras de arte sacra.

           

         Tratamentos preventivos e corretivos possíveis:

  • Produtos químicos, Congelamento, Atmosfera modificada,

radiação ionizante;

  • introdução aos solventes e solubilidade;
  • toxicidade de materiais utilizados na restauração e
  • segurança de trabalho com substâncias químicas.

 

Agentes biológicos da deterioração

  1. Processos de degradação biológica:
  • Agentes biológicos que causam agressões às obras de arte e objetos,

      a diversidade de organismos biológicos e sua classificação;

  • agentes biológicos e seus ciclos responsáveis pela deterioração de bens culturais:
  • Microorganismos - fungos, bactérias.
  • Insetos - brocas, cupins, traças, baratas.
  • Roedores.
  • Ataque biológico aos bens culturais criados pelo homem.
  • Os fatores responsáveis pela infestação por esses agentes biológicos.
  • Danos causados aos suportes de às obras de arte e objetos : madeira, tecido e outros.

 

Conservação

1. Ciência da Conservação: Conceitos e Fundamentos Gerais

  • Interpretar teorias de conservação e restauração e aplicá-las na

prática;

  • empreender individualmente e ou coletivamente tarefas e projetos

de preservação, conservação e restauração e atuar com equipes multidisciplinares que lidam diretamente na preservação de bens culturais.

 

2. Conservação Preventiva:

  • instalações museológicas;
  • técnicas gerais de conservação;
  • técnicas e métodos de organização e catalogação de obras de arte

e objetos;

  • técnicas e métodos de acondicionamento, armazenagem e

depósito de obras de arte sacra;

  • analisar as técnicas de conservação;
  • ações preventivas;
  • sistema de segurança (de roubos a catástrofes naturais);
  • brigada de incêndio;
  • filtros com barreira e tipos de revestimentos do piso e das paredes.

 

3. Técnicas de expografia:

  • cuidados no Transporte e Embalagem de obras de arte sacra;
  • técnicas e métodos de exposição e difusão de obras de arte sacra;
  • cuidados na manipulação e montagem de exposição de obras de

         arte e objetos e  ambientação, Iluminação.

 

Fotografia  Aplicada

  • Historia técnicas e materiais fotográficos;
  • estrutura dos materiais fotográficos processados e suas variações                               

     na história da fotografia;

  • história e identificação de negativos em vidro e em base flexível;
  • identificação de processos fotográficos;
  • fotografia como registro para documentação de restauro e

    conservação e documentação fotográfica para elaboração de laudos.

 

Fundamentos do Restauro/Ética

  1. Introdução à Restauração (meio período de visita a um atelier de

     Restauro):

  • Princípios fundamentais da prática e teoria da restauração.
  • A História da Restauração.
  • Conceitos de Patrimônio Cultural.
  • Definição dos conceitos de conservação, restauração e

     preservação.

  • O ateliê de restauro:
  • Equipamentos específicos no ateliê de restauro,
  • Outros materiais para restauro,
  • Inovações tecnológicas e científicas da área de restauração,
  • Normas sobre segurança, higiene do trabalho e prevenção de riscos vinculados ao exercício da profissão.
  • Preservação de bens culturais:
  • Procedimentos em relação a situações de emergência como incêndio,    roubo e inundações,problemas de autenticidade.
  • Valorização do significado cultural da obra a ser restaurada,
  • Desenvolver formas de preservação e difusão das diversas manifestações.
  • Materiais no que concerne ao Restauro:
  • Propriedades dos produtos aplicados na conservação e restauração.
  • Habilidades e destrezas necessárias para utilizar com precisão os procedimentos e técnicas para realizar os trabalhos de conservação e restauração;
  • materiais técnicos adequados aos procedimentos de conservação e restauração;
  • Principais compostos orgânicos utilizados na área de conservação/restauração (resinas, adesivos, solventes, vernizes).

 2. Análises e documentação de obras para a restauração:

  1. Identificar  uma obra de arte sacra, reconhecendo a tecnologia de construção do objeto, seu contexto histórico e identidade cultural.
  2.  Analisar o estado e as condições de conservação do objeto,

         avaliando as causas da deterioração.

 

  1. Exames diagnósticos para propor os tratamentos de conservação

         e restauro das obras de arte sacra.

  • Exame Organoléptico.
  • infravermelho, estratigrafia.
  1. Documentação das observações e diagnóstico sobre a história

         material da obra e as causas das possíveis alterações

  1. Documentação fotográfica para elaboração de laudos;

         Elaborar propostas de intervenção após análise técnica da obra de  arte sacra.

  1. Gerenciar a informação através da análise técnica: identificação, cadastramento, levantamento fotográfico, pesquisa histórica e prospecção Identificar o método de fabricação da obra artística a ser restaurada.

1. Ética na Conservação e Restauração de Bens Culturais

  • Ética na Restauração
  • Respeitar integralmente o objeto de estudo no contexto sócio

        cultural em  que se encontra, enfatizando os aspectos históricos e

         estéticos   que este objeto representa para a sociedade.

  • Contribuir para a formação de uma consciência social que valorize

         o patrimônio cultural e o preserve para as gerações futuras;

  • Refletir sobre os valores de ética e cidadania, sobre o significado,   a valorização e a identificação do Patrimônio Cultural e sua  importância  nas  relações  sociais  e  no  desenvolvimento  da  humanidade;
  • Compreender a atuação ética do profissional desta área, para sua futura atuação no mercado de trabalho;
  • Conhecer princípios e valores éticos;

.         Conhecer o   Código de Ética do profissional descrito abaixo:

CÓDIGO DE ÉTICA

INTRODUÇÃO

CÓDIGO DE ÉTICA DO CONSERVADOR-RESTAURADOR

1. Relação com os bens culturais

2. Pesquisa e documentação

3. Relação com proprietário ou responsável legal

4. Relação com o público

5. Relação com colegas e com a profissão

 

Restauração de obras de arte CAVALETE

1. Técnicas de restauração de Pintura em suporte bidimensional rígido e  flexível (teoria e prática)

            Tratamento da camada pictórica de Pintura tradicional:

  • Janelas de prospecção
  • Corte estratigráfico
  • Marcha analítica
  • Identificação em obras originais repintadas
  • Remoção de repintura
  • Limpeza geral mecânica e química.
  • Fixação da base e policromia.
  • Faceamento
  • Reintegração pictórica.
  • Reintegração cromática
  • Nivelamento de Lacuna e de borda
  • Técnicas de restauro de pátinas e vernizes
  • Remoção de verniz
  • Verniz de saturação
  • Verniz de proteção

 

Restauração de obras de arte PAPEL

Restauração de desenho, pintura, policromia e artes gráficas- teoria e prática.

1. Técnicas de Restauração de papel (teoria e exercícios práticos)

  • Tratamento químico de desacidificação de documentos em papel.
  • Teoria do refino.
  • Tingimento da celulose.
  • Cálculo e preparação da receita fibrosa.
  • Reconhecimento da máquina obturadora de papel.

 

2. Técnicas de Restauração de obras de arte sobre papel (teoria e

         exercícios práticos)

  • Tipos de limpeza.
  • Tratamento aquoso: desacidificante e clareante-teoria, química,

         reações nos diversos tipos de papéis e pigmentos.

  • Métodos de fumigação.
  • Reencolagem.
  • Consolidação do suporte: parcial e total- métodos e técnicas.
  • Reconstituição do suporte: métodos e técnicas.
  • Reconstituição pictórica: teoria, questões, éticas, métodos e

         técnicas

  • Adesivos e colas artísticas sobre papel.

 

História da Arte Sacra/ Iconografia

 I - A arte como manifestação do Sagrado e como expressão religiosa:

 

  1. Definições dos conceitos de sagrado, profano e prosaico.
  2. Definições dos conceitos de arte sacra e das relações entre arte e religião.
  3. Definições dos conceitos de religião, mitologia, lenda e tradição.
  4. Crenças e visões de mundo religiosas.
  5. Introdução ao estudo das ciências da religião

 

II - Introdução a historia da Arte sacra geral:

 

Conhecer as técnicas de avaliação de obras de arte; como, por exemplo, analisar princípios de unidade, estrutura, fundo, figura entre outros. Treinar a sensibilidade estética; Estudar a relação entre época, estilo e forma. Incorporar à prática profissional o conhecimento das transformações e rupturas conceituais que historicamente se processaram na área das artes visuais concernentes às manifestações de arte sacra, com ênfase no estudo da arte sacra brasileira.

  1. Conhecer a origem e evolução das principais manifestações artísticas ao longo das diferentes etapas históricas no Ocidente: Do Neolítico à Idade Contemporânea no que diz respeito à arte sacra.
  2. Identificar as características dos diversos gêneros de produção artística na arte sacra.
  3. Estudo dos materiais artísticos de obras de arte sacra no decorrer da História;
  4. Identificação dos materiais utilizados nas obras de arte sacra;
  5. Identificação dos elementos constitutivos das obras de arte sacra em geral;
  6. Identificação da natureza e estrutura dos materiais artísticos;

 

 

III- Historia da Arte Sacra Brasileira:

Conhecer e valorizar o patrimônio histórico, artístico e cultural brasileiro, especialmente os relacionados à Arte Sacra com a finalidade de intervir na sua conservação e restauração;

Analisar os estilos da pintura, escultura e outros materiais empregados em obras de arte sacra;

 

  1. O papel das Ordens religiosas no desenvolvimento da arte colonial Brasileira: Beneditinos, Carmelitas e Franciscanos.
  2. As Missões Jesuítas no sul do país.
  3. Os estilos artísticos no Brasil Colonial: Maneirismo, Barroco, Rococó e Neoclassicismo 
  4. As escolas- oficinas e seus mestres.
  5. Estudo das relações das manifestações artísticas sacras nas diferentes regiões do Brasil:
  • Pernambuco, Bahia e Maranhão
  • O ciclo do ouro: Goiás e Minas Gerais
  • Rio de Janeiro e São Paulo

 

ICONOGRAFIA RELIGIOSA

 

  1. Introdução ao tema:
  1. A Iconografia como técnica auxiliar da História da Arte;
  2. Definições dos conceitos de iconografia, iconologia, simbologia, estilo e escola artísticos e outros termos relacionados às técnicas de análise de obras de arte;
  3. Os conflitos históricos entre convenção e liberdade e expressão artística;
  4. Análise e identificação de elementos iconográficos e símbolos religiosos;
  5. A contribuição de Cesar Ripa e outros dicionários de simbologia e iconologia para o envolvimento de artistas e artesão às convenções iconográficas.

 

  1.         Introdução às religiões Greco- Romanas:
  1. Introdução à religião e mitologia grega
  2. Introdução à religião e mitologia etrusca e romana
  3. Evolução das iconografias religiosas gregas
  4. Iconografia das religiões romanas
  5. Iconografia das religiões egípcias, principalmente durante o Império Romano

 

  1.          Iconografia cristã:
  1. Introdução a história das Igrejas Cristãs
  2. Herança das iconografias judaica, grega e romana na arte cristã
  3. Influências iconográficas germânicas e celtas na arte sacra cristã
  4. Temas mais recorrentes do Antigo Testamento.
  5. Temas mais recorrentes do Novo Testamento.
  6. Literatura Apócrifa e lendas medievais
  7. Temas hagiográficos: destaque para a Legenda Áurea.
  8. Iconografias mais recorrentes na cristandade
  9. Iconografia da arte imaginária brasileira

 

  1.                Introdução à Iconografia das Religiões orientais:
    1. Introdução às historia das Religiões e Cosmo visões Orientais
    2. Iconografia das religiões tradicionais chinesas
    3. Iconografias das religiões tradicionais japonesas
    4. Iconografias das religiões tradicionais indianas
    5. Iconografias das religiões do oriente médio: zoroastrismo e islamismo
    6. Iconografias budistas

 

Restauração de Obras de Arte - ESCULTURAS

1. ARTE APLICADA DE OBJETOS TRIDIMENSIONAIS - TEORIA E PRÁTICA

  • Técnicas de restauração de objetos de madeira sem policromia

         (teoria e prática)

  • Técnicas de restauração de objetos em barro, cerâmica e

          porcelana (teoria e prática)

  •  Técnicas de restauração de objetos em gesso e estuque (teoria e  

         prática)

  • Técnicas de restauração de objetos em pedra (teoria e prática)
  • Técnicas de restauração de objetos em diversos metais utilizados

         em obras de arte e objetos de arte aplicada (teoria e prática)

 

1. Tratamentos do suporte de madeira e outros suportes tridimensionais

         utilizados sob policromia

  • Técnicas de Enxertos e Reconstituição do suporte.
  • Técnicas de Enrijecimento
  • Técnicas de Complementação
  • Técnicas de Consolidação (orifícios e rachaduras)
  • Técnicas de nivelamento

 

2. Tratamento da camada pictórica de policromia

  • Janelas de prospecção
  • Corte estratigráfico
  • Marcha analítica
  • Identificação em obras originais repintadas
  • Remoção de repintura
  • Limpeza geral mecânica e química.
  • Fixação da base e policromia.
  • Faceamento
  • Reintegração pictórica.
  • Reintegração cromática
  • Nivelamento de Lacuna e de borda
  • Técnicas de restauro de pátinas e vernizes
  • Remoção de verniz
  • Verniz de saturação
  • Verniz de proteção
  1. Técnicas de restauração de douramento.

Restauração de obras de arte TÊXTIL E MURAL

      1-  Técnicas de restauração de objetos Têxtil.

      2-  Técnicas de restauração de Pintura Mural.

 

            Tratamento da camada pictórica de pintura mural:

  • Janelas de prospecção
  • Corte estratigráfico
  • Marcha analítica
  • Identificação em obras originais repintadas
  • Remoção de repintura
  • Limpeza geral mecânica e química.
  • Fixação da base e policromia.
  • Faceamento
  • Reintegração pictórica.
  • Reintegração cromática
  • Nivelamento de Lacuna e de borda
  • Técnicas de restauro de pátinas e vernizes
  • Remoção de verniz
  • Verniz de saturação
  • Verniz de proteção